Juventude

Como atrair os jovens nascidos nas décadas de 80 e 90 para os centros de cidades antigas, revivificando-os? Hoje e sexta-feira, dias 30 e 31 de março, realiza-se um encontro, em Coimbra, que visa contribuir para encontrar respostas certeiras para esta pergunta. Trata-se do encontro da rede URBACT “Gen-Y-City”, que vai reunir cerca de meia centena de representantes das 12 cidades europeias - incluindo Coimbra - que compõem esta rede. Os dois dias vão ser compostos por sessões de trabalho que incluem divulgação do que…
O Convento São Francisco (CSF) vai acolher, no terceiro trimestre deste ano, o Fórum da Juventude de Coimbra. A novidade foi avançada pela vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) responsável pela área da Juventude, Carina Gomes, no final da tarde de ontem, durante o plenário do Conselho Municipal de Juventude de Coimbra (CMJC), que decorreu no Salão Nobre da CMC. O Fórum da Juventude de Coimbra procurará o contributo dos mais novos para a criação de um Plano Municipal da Juventude de Coimbra. Representa…
A Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Internacional da Juventude, que se comemora amanhã, proporcionando entradas gratuitas em alguns dos seus equipamentos desportivos e culturais a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade. A saber: Complexo Olímpico de Piscinas (à Praça Heróis do Ultramar), Complexo de Piscinas Luís Lopes da Conceição (São Martinho do Bispo), Piscina de Celas e núcleos do Museu Municipal de Coimbra – Coleção Telo de Morais (Rua Ferreira Borges) e Núcleo da Cidade Muralhada…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na reunião de segunda-feira, uma proposta para a participação do Município de Coimbra no projeto europeu GEN-Y-CITY, que visa dar resposta às necessidades de emprego da chamada geração Y (nascidos entre 1980 e 1990), incluindo no seu programa de ação um conjunto de atividades direcionadas ao apoio dos jovens e às empresas criativas, como forma de reavivar os centros urbanos. O GEN-Y-CITY é um projeto integrado no URBACT, um programa europeu de aprendizagem e…
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acolheu, ontem, uma sessão de esclarecimento sobre o novo programa europeu direcionado para a Juventude e Desporto, o Erasmus +. Agendada no âmbito do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra, contou com a presença de Carina Gomes, vereadora da CMC responsável pela área da Juventude, com Carlos Cidade, vereador do Desporto, e de Pedro Soares, diretor da Agência Nacional Erasmus+, responsável pela dinamização da sessão de esclarecimento. O encontro realizou-se com o intuito de melhor dar…
A vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) com os pelouros da Juventude e Cultura, Carina Gomes, visitou, no dia 19 de março, quatro das cerca de 30 atividades que integram o programa do V Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED), evento coorganizado pela CMC e Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai atribuir apoios financeiros a projetos apresentados por associações representadas no Conselho Municipal da Juventude de Coimbra (CMJC) que “tenham valor e interesse público municipal”. A informação foi avançada, no dia 16 de março, pela vereadora da CMC responsável pela área da Juventude, Carina Gomes, durante o plenário do CMJC, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Carina Gomes deixou o convite aos presentes para apresentarem projetos de qualidade que possam vir a ser merecedores do apoio…
O almoço de comemoração dos 30 anos do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) juntou, no dia 13 de março, cerca de 70 pessoas, de todas as gerações, no Centro Cultural D. Dinis.
O Encontro das Organizações Membro do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) teve início na sexta-feira, dia 11 de março, pelas 20h00, na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
Coimbra foi a cidade escolhida para acolher, de 11 a 13 de março, o Encontro das Organizações Membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), coorganizado pela Câmara Municipal.
Campanha SICAD dirigida a jovens com dicas para melhorar a qualidade da estadia/permanência num festival e/ou festas e para informar sobre a alteração à Lei do Álcool na perspetiva do jovem/consumidor.
A Câmara Municipal de Coimbra assinala o Dia Internacional da Juventude, que se celebra no próximo dia 12 de agosto, proporcionando entradas gratuitas em equipamentos culturais e desportivos, a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, prometeu, no dia 6 de maio, apoiar os repúblicos da República da Praça que, em breve, serão alvo de despejo do imóvel que ocupam na Praça da República, uma vez que o Tribunal da Relação de Coimbra indeferiu o recurso apresentado por estes alunos.
Coimbra vai candidatar-se a Capital Europeia da Juventude 2019, disse, no dia 29 de abril, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, que falava durante uma sessão da Assembleia Municipal, a primeira realizada nas instalações do futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco.
A Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude de Coimbra foi eleita ao final da tarde/noite de 22 de abril, numa reunião extraordinária que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A Comissão Permanente é composta por um presidente e seis vogais e cada uma das 44 organizações juvenis presentes na reunião teve direito a sete votos; um para eleger o presidente e os restantes para os vogais.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) promove, no próximo sábado, um conjunto de iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Juventude, sob o lema “Juventude… numa Coimbra com atitude!”. Neste dia, os jovens terão acesso gratuito a vários equipamentos desportivos e culturais da CMC, nomeadamente piscinas e museus, bem como aos autocarros dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).A Praça 8 de Maio será o epicentro desta comemoração, ao acolher a realização de uma Feira da Juventude. O programa começa às 11h00, com…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, afirmou hoje que a cidade vai candidatar-se a Capital Europeia da Juventude 2018, contando já com a subscrição de 28 associações juvenis do concelho. Caso Coimbra venha a ser a cidade escolhida, será um ano para a história, uma vez que, como se sabe, será aqui que se vão realizar os Jogos Europeus Universitários de 2018. O presidente da CMC anunciou a candidatura a Capital Europeia da Juventude 2018 na sequência da instalação e tomada…
Consulte aqui o Regimento Interno do Conselho Municipal de Juventude de Coimbra, aprovado em reunião do Plenário do CMJC, a 13 de fevereiro de 2015.
A RPGN – Rede de Percepção e Gestão de Negócios – do Programa Impulso Jovem, constitui um modelo de apoio alargado ao empreendedorismo jovem, da gestação de uma ideia à constituição de uma iniciativa sustentável, de cariz associativo ou empresarial. Ações da RPGN A RFN – Rede de Fomento de Negócios – onde podes candidatar-te à implementação de uma oportunidade de negócio previamente identificada; O Concurso de Ideias e Projetos – em que podes apresentar propostas, ideias e soluções inovadoras a partir de visitas feitas…
Sabes o que é a Garantia Jovem? Tens menos de 30 anos? Não estás a trabalhar, a estudar, em formação ou em estágio?Então esta informação é preciosa para ti! A Garantia Jovem surgiu como resposta à elevada taxa de desemprego jovem. O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) irá realizar no dia 23 de junho na sua sede, entre as 18h00 e as 20h00, uma sessão de informação e esclarecimento sobre este programa. Estarão presentes nesta sessão o Dr. Vítor Moura Pinheiro (Diretor Executivo Garantia Jovem), a Eng.ª Patrícia Borges (Coordenadora Nacional da Garantia Jovem e Vogal do Conselho de…