Município apoia obras de restauro na Igreja Matriz de Almalaguês

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, visitou ontem as obras de restauro da Igreja Paroquial da Freguesia de Almalaguês e, face à solicitação apresentada pelos responsáveis por este edifício de culto cristão, revelou que o Município irá conceder um apoio financeiro de 20 mil euros a esta beneficiação.

Os trabalhos já realizados na Igreja Matriz incidiram sobre a substituição do telhado e pintura exterior das paredes, no valor de 54.415,20 euros. A segunda fase dos trabalhos incidirá sobre a requalificação do teto, a pintura interior e o sistema elétrico e de som, no valor de 21.661,70 euros. Ou seja, no total a intervenção custará pouco mais de 76 mil euros.

Depois de visitar a igreja paroquial de Almalaguês, Manuel Machado verificou o avançado estado de degradação em que se encontra a igreja de S. Pedro.

Além do apoio financeiro às obras na igreja anunciado por Manuel Machado, saliente-se que, no exterior, a CMC reconstruiu o muro do adro da igreja, num investimento de 28.000 euros. Agora, o Município prepara-se para financiar a requalificação do adro da igreja. O concurso encontra-se em fase final de audiência prévia, sendo a proposta mais favorável de cerca de 60.000 euros (+IVA).

A Igreja de S. Tiago (Igreja Paroquial de Almalaguês) está localizada na área de proteção da Capela de S. Pedro e obteve parecer positivo da Direção Regional de Cultura do Centro sobre as obras executadas, nos seguintes termos “…constata-se que os trabalhos se revestem de caraterísticas de conservação e manutenção do imóvel, considerando-se adequados ao imóvel e sem afetação do património classificado, sendo passível de se aceitar a sua implementação, nada havendo a opor à sua concretização”.

O vereador do Urbanismo da CMC, Carlos Cidade, o presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, entre outras personalidades, também estiveram presentes na visita.